sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amenorreia Primária

do ALFABETO DA SAÚDE




A amenorreia consiste na ausência de menstruação. É normal antes da puberdade, durante a gravidez e depois da menopausa, mas pode ser considerada patológica quando se verifica em outras fases da vida em que é suposto a mulher menstruar.


A amenorreia primária consiste no surgimento tardio do primeiro ciclo menstrual.





Causas


O problema pode ser originado pela existência de malformações congênitas do aparelho genital mas, o mais comum, é estar relacionado com uma deficiência na produção de hormônio feminino.


Entre os problemas hormonais destacam as insuficiências de secreção das hormonal hipotalâmicas e hipofisárias.Esta insuficiência pode igualmente ser provocada por fatores psicológicos, anorexia, obesidade ou treino esportivo excessivo.


Sintomas


O aparecimento da primeira menstruação deve acontecer sensivelmente entre os 11 e os 12 anos de idade ou um ou dois anos após as primeiras modificações mamárias características do início da puberdade.


Considera que uma jovem tem uma amenorreia primária quando ainda não teve qualquer menstruação até aos 16 anos.


Tratamento


O tratamento é determinado consoante as possíveis causas de amenorreia. Por vezes, consiste em tratamento hormonal, tem casos que requer cirurgia. Existem casos em que é necessário proceder a psicoterapia e outros em que basta corrigir uma eventual desnutrição ou modificar o estilo de vida da paciente.

Postagens relacionadas

Amenorreia Primária
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.