sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Anemia

do ALFABETO DA SAÚDE




Trata de uma doença em que a hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos e tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos) apresenta valores inferiores ao normal.


A falta de ferro é uma das principais causas da anemia. O corpo absorve um a dois mg de ferro diariamente através dos alimentos, quantidade equivalente à que o corpo perde normalmente por dia.


Se a alimentação for deficitária em ferro, a longo prazo, poderá levar a estados de anemia.





Sintomas


Pode causar fadiga, dificuldades respiratórias e incapacidade de fazer exercício. Também causa inflamações na língua, cortes nas comissuras da boca e deformações nas unhas.


Tratamento


Os suplementos de ferro são usados para melhorar a anemia mas demoram entre três a seis semanas até fazerem efeito. Devem fazer análises periódicas ao sangue.


Prevenção


Há muitos alimentos que contêm ferro, sendo que a carne é uma das maiores fontes. Existem, no entanto, outros:


- O farelo, o fosfato e os anti-ácidos diminuem a absorção de ferro.


- A vitamina C (ácido ascórbico) presente em muitas frutas (nos citrinos e nos morangos, por exemplo) ajuda a aumentar a absorção de ferro durante a digestão.


- As grávidas precisam de uma quantidade maior de ferro durante o período de gestação, uma vez que o feto consome grandes quantidades deste mineral.

Postagens relacionadas

Anemia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.