Astenia

sábado, 10 de dezembro de 2011

do ALFABETO DA SAÚDE




A astenia é caracterizada por uma sensação generalizada de debilidade e falta de vitalidade, que se sente tanto a nível físico como intelectual, e que afeta a capacidade de trabalhar ou realizar tarefas simples.


A astenia funcional pode ser provocada pelo estresse, ansiedade ou por um estado depressivo. A astenia orgânica pode surgir quando se sofre de problemas cardíacos, pulmonares, infecções ou anemia.





Os principais sintomas são estado geral alterado, fadiga muscular, problemas de concentração e de sono, falhas de memória, perda da libido ou alterações do apetite. Esta falta de vitalidade não melhora com o descanso.


Tratamento


É recomendável alterar os hábitos prejudiciais (excesso de trabalho, falta de organização, entre outros) e, em alguns casos, pode ser necessária a psicoterapia e a prescrição de ansiolíticos ou antidepressivos.


Medidas a Adotar


Para combater a astenia é fundamental respeitar as horas de sono, realizar exercício físico moderado e seguir uma alimentação equilibrada (rica em frutas e verduras, sem esquecer as proteínas e as gorduras boas). Um suplemento vitamínico também pode ajudar.


Astenia Primaveril


É aquela que afeta um maior número de pessoas e parece estar relacionada com a mudança de estação. Trata-se de uma astenia de carácter leve que remete ao fim de alguns dias e que não costuma precisar de tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário