sábado, 31 de dezembro de 2011

Gengivite

do ALFABETO DA SAÚDE


A gengivite é uma infecção periodontal que produz uma inflamação das gengivas e destrói o tecido que suporta os dentes, incluindo a gengiva, os ligamentos periodontais e os alvéolos dentários (maxilar).


As causas podem ser de origem interna e externa. Entre as primeiras, destacam as doenças toxico-infecciosas, as carências vitamínicas graves, a diabetes e as alterações endocrinas típicas da gravidez e da menopausa.









As de origem externa são a placa bacteriana, a irritação causada por uma má-higiene entre os dentes, lesões nas gengivas ou próteses mal colocadas.


Sintomas


Gengivas avermelhadas, brilhantes e inflamadas que sangram com facilidade (ao escovar) e são sensíveis ao toque.


Tratamento


- Limpeza odontológica para eliminar a placa bacteriana e os restos de alimentos que possam estar retidos entre os dentes


- Aplicação de um líquido anti-séptico nas gengivas


- Ajuste das próteses dentárias, no caso de estarem na origem da gengivite


- Higiene oral correcta e frequente


Conselhos


Escova e Fio Dental: A escova eléctrica é uma boa aliada das pessoas que sofrem de gengivite, porque elimina eficazmente a placa bacteriana. Outro utensílio imprescindível é o Fio Dental, que, nestes casos, deve ser utilizada não só antes de deitar mas também depois das refeições.


Limpeza Profissional: Vá duas vezes por ano ao dentista para eliminar a placa dentária e verificar a evolução da gengivite.

Postagens relacionadas

Gengivite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.