sábado, 31 de dezembro de 2011

Hemorróidas

DR. ROGÉRIO SERAFIM PARRA
Cirurgia Geral
Proctologia


As hemorróidas nada mais são do que vasos dilatados no ânus que podem esporadicamente sangrar ou inflamar. Podem se manifestar como sangramento, dor ou caroço no ânus.


As pessoas, de maneira geral, atribuem a qualquer queixa anal às “hemorróidas”. Costumam sofrer, em silêncio, por longo tempo, antes de procurar recursos médicos. Como se trata de um problema considerado constrangedor para a maioria e cercado por uma série de mitos e tabus, muitos preferem seguir receitas ditas infalíveis de vizinhos, amigos e comadres, que, no mínimo, atrasam o diagnóstico correto.


Várias patologias são freqüentemente confundidas com os sintomas causados pelas hemorróidas, tais como: fissuras, fístulas, pólipos intestinais e até mesmo o câncer de intestino.


O sangramento anal não é uma manifestação exclusiva das hemorróidas. Classificar como “hemorróidas” qualquer saliência, verruga ou bolinha de sangue que apareçam no ânus pode deixar sem diagnóstico e tratamento um câncer, por exemplo.


A automedicação é outro perigo. O diagnóstico de hemorróidas deve ser feito sempre por médicos. Não são raros os casos de câncer no intestino em que a pessoa sangra continuamente, às vezes por meses e atribui o sangramento a hemorróidas que nem existem.


Vale lembrar que, no estágio inicial, o câncer de intestino pode provocar sangramento parecido com o das hemorróidas. Se o paciente se automedicar pode camuflar o problema e, em se tratando de câncer, pode estar perdendo a possibilidade de cura da doença.


Para diagnóstico correto, além da avaliação da região anal e história clínica, há necessidade em alguns casos da colonoscopia (endoscopia digestiva baixa), para descartar doenças mais graves.


O exame consiste na passagem de um aparelho para avaliação do intestino grosso e reto, após preparo intestinal, permitindo o diagnóstico de pólipos, divertículos, câncer de intestino e colites.


Na grande maioria dos casos não há necessidade de cirurgia. O tratamento consiste em uma dieta rica em fibras, para promover o bom funcionamento do intestino. Para os casos leves e iniciais, tratar o intestino preso, pois fazer força para evacuar fezes endurecidas acaba traumatizando as veias do ânus. Evitar alimentos picantes e álcool em excesso, também é recomendável, assim como substituir o papel higiênico pelo banho de assento.


Não tenha medo da cirurgia, se a mesma for necessária. Imagine uma pessoa com hemorróidas grandes que tenha medo de ir à casa de um amigo porque pode sangrar ou sujar a roupa. Transponha isso para um restaurante, um cinema, igreja ou para o ambiente de trabalho e veja como problema acaba afetando toda a vida do indivíduo.


Meu principal conselho: busque o diagnóstico correto. É fundamental descartar a hipótese de que outra doença esteja sendo camuflada sob o rótulo de “hemorróidas”. Na maioria das vezes isto pode ser feito com uma boa história médica e exame físico da região anal.


Não use pomadas ou medicações sem antes conversar sobre o problema com seu médico.


Serviço:
Dr. Rogerio Serafim Parra - Cirurgia Geral e Proctologia
Av. Santa Luzia, 630, Subsetor Sul 1, Ribeirão Preto - São Paulo
Av. Norma Valerio Correa, Subsetor 7, Ribeirão Preto - São Paulo
Contato: (16) 3621-1122

Postagens relacionadas

Hemorróidas
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.