sábado, 31 de dezembro de 2011

Hiperplasia benigna da Próstata (HPB)

SERVIÇO DE UROLOGIA DO HOSPITAL MÃE DE DEUS


A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e envolve uma parte da uretra masculina. A próstata é responsável pela produção do líquido seminal o qual é eliminado junto com os espermatozóides, que são produzidos nos testículos, no momento da ejaculação. Ela desempenha um papel fundamental na fertilidade masculina.


O que é a Hiperplasia da próstata?


A Hiperplasia prostática benigna(HPB) é um processo relacionado ao envelhecimento masculino, caracterizando-se por um aumento de volume da próstata o qual provoca o surgimento de sintomas urinários nos homens.A prevalência de HPB em autópsias começa a elevar-se à partir dos 40 anos , com 8% dos homens apresentando evidências histológicas deHPB nesta idade, aumentando para 50% entre os 50- 60 anos e 80% aos 80 anos de idade.


Qual a diferença entre a Hiperplasia e o Câncer da próstata?


A Hiperplasia é o crescimento benigno da próstata que ocorre na maioria dos homens, durante o desenvolvimento da HPB pode ocorrer o surgimento de células malignas que irão desenvolver o câncer da próstata.Em vista disto, é importante salientar a necessidade de consultar periodicamente o Urologista, após os 40 anos de idade, para que através do toque retal e da dosagem do PSA o câncer da próstata possa ser diagnosticado precocemente.


Quais os sintomas da HPB?


O crescimento da próstata provoca uma compressão na uretra , que acarreta alterações no quadro urinário com o surgimento de sintomas que podem interferir com a qualidade de vida do homem.


- Diminuição do jato urinário
- Dificuldade miccional
- Gotejamento terminal ( perda de gotas de urina ao terminar de urinar )
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Polaciúria ( urinar mais seguido )
- Noctúria (acordar várias vezes à noite para urinar )
- Urgência miccional ( necessidade premente de urinar com dificuldade em segurar a urina )


Em relação aos sintomas urinários causados pela HPB, os pacientes podem apresentar períodos de melhora espontânea e períodos com piora dos sintomas urinários.


Complicações da HPB?


A progressão da hiperplasia benigna da próstata pode acarretar : infecções urinárias, cálculos na bexiga, alterações no funcionamento normal da bexiga, perda de função dos rins e retenção urinária.


Existe tratamento para a HPB ?


A medida que os sintomas urinários começam a interferir na qualidade vida do paciente, o Urologista pode iniciar um tratamento clínico com medicações específicas.Caso não haja uma resposta a este tratamento ou o paciente apresente sintomas muito acentuados a indicação é de tratamento cirúrgico.


Tratamento clínico : são usados dois tipos de medicações


Bloqueadores alfa adrenérgicos : agem relaxando a musculatura da próstata e melhorando o jato urinário.


Inibidores da 5 alfa redutase : temos a Finasterida e a Dutasterida, são medicamentos que agem reduzindo o tamanho da próstata.


Tratamento cirúrgico


Prostatectomia a céu aberto: cirurgia realizada através de uma incisão no abdômen, indicada para próstatas com peso acima de 100 g.


Ressecção endoscópica da próstata ( RTUP ): cirurgia realizada por meio de um aparelho que é introduzido através da uretra, indicada para próstatas pesando de 80 a 100 g.


Vaporização Fotosseletiva da Próstata a Laser : cirurgia minimamente invasiva, considerado o procedimento mais avançado no tratamento cirúrgico da hiperplasia benigna da próstata devido aos benefícios do laser.


Serviço:
Serviço de Urologia Hospital Mãe de Deus
Contato: (51) 3230.6260

Postagens relacionadas

Hiperplasia benigna da Próstata (HPB)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.