sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Obesidade Mórbida


DR.PAULO MIGUEL
Especialista em cirurgia digestiva, obesidade, hérnia e tecnologia cirúrgica

O termo obesidade mórbida foi introduzido na medicina para indicar as pessoas com grande excesso de peso que tenham IMC acima de 40. Atualmente 3% da população brasileira é composta por obesos mórbidos, sendo 4% de mulheres e 2% de homens, com grande penetração nas classes sociais “A” e “E”, conforme pesquisa recentemente levantada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A mesma pesquisa descobriu que 51% da população brasileira está com sobrepeso. Esses números tornam-se preocupantes quando se sabe que 66% desses indivíduos estão na faixa etária entre os 18 e 25 anos.

Riscos da Obesidade Mórbida

A obesidade mórbida contribui para elevar o risco de várias doenças coadjuvantes tais como:

Doenças do coração e da circulação, como infarto, derrame e hipertensão arterial

Diabete Melittus
Doenças da coluna e das articulações
Doenças do aparelho digestivo, como cálculos na vesícula e doença do refluxo gastroesofágico
Alterações hormonais e sexuais
Dificuldade de respiração e apnéia do sono
Depressão e outras alterações psicológicas
Risco elevado de morte. Dependendo da idade, o paciente com obesidade tem de 6 a 12 vezes mais chance de ter morte súbita do que uma pessoa normal.Além desses riscos, o paciente com obesidade mórbida tem limitação importante na qualidade de vida, como por exemplo: dificuldade para dormir, andar, correr e na utilização dos meios de transporte. Freqüentemente ocorrem problemas de relacionamento com amigos, colegas e mesmo familiares. A sua limitação em certos tipos de trabalho pode ter conseqüências econômicas importantes.

Qual é a causa da obesidade mórbida?

Pesquisadores demonstraram que a causa da obesidade mórbida é complexa e vários fatores desempenham papel importante.

A hereditariedade (fator genético ou familiar) é muito importante na maioria dos grandes obesos. É freqüente observar que o paciente com obesidade mórbida tem 1 ou mais membros da sua família com o mesmo problema, e por vezes é um problema familiar determinado por fatores comportamentais.

A ingestão de alimentos em grande quantidade, principalmente os de elevado teor calórico, associada a pouca atividade física (atividades cotidianas e exercício físico) estão sempre presentes. Alterações psicológicas e possivelmente hereditárias aumentam a ingestão excessiva de alimentos. Fatores ambientais, sociais, econômicos e culturais também podem ser importantes, além dos fatores psicológicos que envolvem aqueles pacientes considerados como compulsivos alimentares. Estes especificamente necessitam de atendimento psicológico ou psiquiátrico.

Raramente, algumas doenças hormonais como da tireóide ou da hipófise, e outras síndromes endocrinológicas podem causar obesidade severa. Neste grupo é sempre importante a contribuição de uma rigorosa avaliação com especialista específico.

DR.PAULO MIGUEL:
Endereço: Rua Costa, número 30, no Bairro Menino Deus, Porto Alegre (RS)

Postagens relacionadas

Obesidade Mórbida
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.