do ALFABETO DA SAÚDE
É uma doença inflamatória dos pulmões causada por uma infecção.
Pode ser leve, severa ou mortal, dependendo do organismo que a provoque (bactérias ou vírus) e da idade e do estado geral de saúde do paciente.
As pessoas com maior risco são as maiores de 65 anos, ou crianças com menos de dois, e aquelas cujo sistema imunológico está afetado por qualquer outra doença.
Causas
É provocada por um agente infeccioso que, habitualmente, penetra nos pulmões por via aérea. Pode ser de origem bacteriana (a bactéria mais comum é o pneumococo), ou de origem vírica (vírus da gripe ou adenovirus).
Sintomas
Febre, calafrios, sudação, tosse, dor torácica ao respirar, dores de cabeça, falta de apetite, dificuldades respiratórias, dores musculares e articulares.
Tratamento
Se a pneumonia for bacteriana, antibióticos para curar a infecção. Se for provocada por um vírus, pode recorrer-se a remédios antivirais.
Prevenção
Existem algumas medidas básicas para evitar os agentes infecciosos que podem provocar uma pneumonia.
Deve lavar as mãos com frequência (sobretudo depois de ir ao banheiro, de assoar o nariz, de mudar fraldas e antes de comer ou cozinhar); não fumar e utilizar uma máscara quando limpar zonas com fungos ou mofo.
Cuidados em Casa
Durante uma Pneumonia, no repouso recomenda-se beber muitos líquidos para ajudar a soltar as secreções, e controlar a febre com ácido acetilsalicílico ou paracetamol.
As informações são da Revista Prevenir
Pneumonia
4/
5
Oleh
da Redação