sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pneumonia


do ALFABETO DA SAÚDE

É uma doença inflamatória dos pulmões causada por uma infecção. 

Pode ser leve, severa ou mortal, dependendo do organismo que a provoque (bactérias ou vírus) e da idade e do estado geral de saúde do paciente. 

As pessoas com maior risco são as maiores de 65 anos, ou crianças com menos de dois, e aquelas cujo sistema imunológico está afetado por qualquer outra doença.

Causas

É provocada por um agente infeccioso que, habitualmente, penetra nos pulmões por via aérea. Pode ser de origem bacteriana (a bactéria mais comum é o pneumococo), ou de origem vírica (vírus da gripe ou adenovirus).

Sintomas

Febre, calafrios, sudação, tosse, dor torácica ao respirar, dores de cabeça, falta de apetite, dificuldades respiratórias, dores musculares e articulares.

Tratamento

Se a pneumonia for bacteriana, antibióticos para curar a infecção. Se for provocada por um vírus, pode recorrer-se a remédios antivirais.

Prevenção

Existem algumas medidas básicas para evitar os agentes infecciosos que podem provocar uma pneumonia. 

Deve lavar as mãos com frequência (sobretudo depois de ir ao banheiro, de assoar o nariz, de mudar fraldas e antes de comer ou cozinhar); não fumar e utilizar uma máscara quando limpar zonas com fungos ou mofo.

Cuidados em Casa

Durante uma Pneumonia, no repouso recomenda-se beber muitos líquidos para ajudar a soltar as secreções, e controlar a febre com ácido acetilsalicílico ou paracetamol.

As informações são da Revista Prevenir

Postagens relacionadas

Pneumonia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.