sábado, 9 de março de 2013

Depressão


DR.LUIS CARLOS BETHANCOURT
Médico Psiquiatra

Esses transtornos caracterizam-se pelo estado e espírito deprimido, perda de interesse e de prazeres. Se alternadas com euforias exageradas e irritabilidade, passam a ser considerados transtornos bipolares (um pólo, depressão; outro pólo euforia ou mania). Sua gravidade, os sintomas que acompanham o estado de espírito deprimido e a duração dos transtornos são o que as diferencia das mudanças normais na disposição de ânimo que fazem parte da vida. As causas para esses transtornos variam; existem fatores psicossociais que influenciam o aparecimento e a persistência dos episódios depressivos assim como vários fatores biológicos.

Quantos sofrem delas?

Nos Estados Unidos da América, em um único ano, uma em cada sete pessoas adultas sofre um transtorno de temperamento. Nos Estados Unidos, encontrou-se que 5% as crianças entre nove e 17 anos de idade sofriam de depressão, um transtorno que se pensava não afetar jovens e adolescentes. O Programa para a Mulher, a Saúde e o Desenvolvimento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) constatou que a depressão é cerca de duas vezes mais freqüente nas mulheres do que nos homens e que ha mais de oito milhões de homens na América Latina que sofrem de depressão.

Que se pode fazer? 

Apesar de existirem soluções, a maioria das pessoas com depressão não recebe tratamento adequado. Isto significa que, atualmente, há milhões de pessoas na nossa região afetadas por esse transtorno e cujo sofrimento prolonga-se porque seu mal passa despercebido ou não são tratadas corretamente. A relutância em expressar seus sentimentos, ou pessoal médico pouco habilitado podem ser a causa subjacente do problema. Felizmente, existem hoje diretrizes claras para o tratamento da instabilidade temperamental incluindo tanto medicamentos antidepressivos, como intervenções psicológicas.

Dr.Luis Carlos Bethancourt - Psiquiatra
Contato: (11) 4432-2255 (11) 2897-0570 e (11) 3423-9183 - São Bernardo do Campo/SP

Postagens relacionadas

Depressão
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.