sexta-feira, 8 de março de 2013

Síndrome de Cushing


DR.JEFF CHANDLER
Biomédico
Especialista em Circulação Extracorpórea e órgãos artificiais



A síndrome de Cushing é um termo que é usado para descrever uma grande variedade de sintomas que podem ser accionados, se uma pessoa tem níveis muito elevados de uma hormona chamada cortisol no sangue.

Os mais comuns sintomas de síndrome de Cushing são:

ganho de peso

arredondamento da face devido a depósitos de gordura em desenvolvimento há

diminuição do interesse em sexo

adelgaçamento da pele

O que causa a síndrome de Cushing?

A síndrome de Cushing ocorre muitas vezes como um efeito colateral do tratamento com corticosteróides . Os corticosteróides são largamente utilizados para reduzir a inflamação e tratamento de doenças auto-imunes (condições onde as disfunções do sistema imunitário e os ataques de tecido saudável).

As pessoas que tomam altas doses de corticosteróides em uma base de longo prazo às vezes pode experimentar um acúmulo de cortisol no sangue. Esta forma de síndrome de Cushing é às vezes chamado de síndrome de Cushing iatrogênico.

Uma causa muito menos comum do síndroma de Cushing é um tumor onde se desenvolve dentro de uma das glândulas do corpo, fazendo com que a glândula a produzir uma quantidade excessiva de hormonas. Esta forma de síndrome de Cushing é às vezes chamado de síndrome de Cushing endógena.

As mulheres são cinco vezes mais propensos a desenvolver a síndrome de Cushing endógena do que os homens, com a maioria dos casos que afectam as pessoas, que têm 25 a 40 anos.

Síndrome de Cushing

Caracterizada pela hipersecreção do córtex da adrenal, o que causa uma cascata complexa de efeitos hormonais principalmente de cortisol.

CAUSAS:

1. Exógena:
-Administração prolonga de glicocorticóides.

2. Endógena:

- Doenças primárias do eixo hipotalâmico -hipofisário associado com hipersecreção de ACTH (Doença de Cushing). 

- Hipersecreção de cortisol por um adenoma, carcinoma ou hiperplasia nodular da supra renal (Aumento de cortisol e diminuição de ACTH).

- Secreção ectópica de ACTH por neoplasia não-endócrina ( Produção ectópica de CRF aumentando a concentração de ACTH e consequentemente de cortisol). 

O tratamento da síndrome de Cushing

A principal opção terapêutica para pessoas com síndrome de Cushing iatrogênica é para tentar diminuir ou retirar a sua dose de corticosteróides. Isso tem que ser feito de forma gradual, porque de repente parar um curso de corticosteróides pode causar efeitos colaterais desagradáveis.

A opção principal tratamento para a síndrome de Cushing endógena é a remoção cirúrgica do tumor. Se a cirurgia não ter êxito, ou se o tumor não pode ser removido com segurança, a medicação pode ser usada para contrariar os efeitos dos níveis elevados de cortisol.

Perspectiva

Com o tratamento, a perspectiva para as pessoas com síndrome de Cushing é geralmente boa. No entanto, o tempo que demora para levar os sintomas sob controlo pode variar amplamente de algumas semanas a alguns anos.

Se a síndrome de Cushing é deixada sem tratamento, a perspectiva é muito menos favorável, porque os níveis excessivos de cortisol pode causar pressão alta (hipertensão). A pressão arterial elevada aumenta o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral , sendo que ambos são graves e pode ser fatal.

DR.Jeff Chandler:
jeff.aleron@gmail.com

Postagens relacionadas

Síndrome de Cushing
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.