segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O Que é Legionella? Entenda sobre esta doença

DR.FERNANDO MATOS


Doença do legionário é causada por bactérias das espécies de legionella. Legionelose inclui a pneumonia grave, causando a doença do legionário, bem como a febre de Pontiac não-pneumônica mais suave.

Ambas as condições começam da mesma forma como a gripe como doença com febre, dor no corpo, dores musculares e dores de cabeça. Dentro de um dia de dois pacientes com a doença do legionário piora.

Aqueles com febre de Pontiac no entanto podem progredir com a resolução da doença por si só 5 a 7 dias. Doença do legionário geralmente pode persistir por semanas e piorar para causar renal, insuficiência respiratória ou multiorgânica.

A morte é vista em 10 a 15% das pessoas infectadas com o organismo Legionella pneumophillia. Assim, identificação da condição e a instituição precoce da terapia são vitais para evitar a morte. (1-4)

Exame físico dos pacientes de doença do legionário
Exame físico de um paciente de doença do legionário mostra aumento elevado da temperatura, respiração rápida e superficial, relativa desaceleração da freqüência cardíaca etc.

No exame do tórax pode haver sons anormais, captadas pelo estetoscópio chamado rales, ronchi e crepitations indicativos de pneumonia.

Alargamento do fígado e alterações no estado mental podem ser observadas.

Triagem de infecção por Legionella
Todos os pacientes com pneumonia precisam ser selecionados e avaliados para infecção por legionella. O escarro, secreções respiratórias, amostras de sangue e urina são examinadas para o organismo.

Um outro teste chamado anticorpo imunofluorescente indirecto teste (IFAT) revela L. pneumophillia infecção por mostrando a ascensão elevada de anticorpos que o corpo se prepara contra o organismo infeccioso.

Outros testes para a doença do legionário

Outros exames como hemograma revela alta white blood cell count, níveis de sódio no sangue, os níveis sanguíneos elevados de creatinina, baixos níveis de fosfatase alcalina de enzima etc. Gasometria arterial mostra aumento de dióxido de carbono e diminuição de oxigênio no sangue. Raio x de tórax revela pneumonia nos pulmões.

Outros diagnósticos que podem ser considerados incluem outros micróbios, causando pneumonia, insuficiência cardíaca ou síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Antibióticos para a doença do legionário

A condição é normalmente tratada com antibióticos que matam o organismo. Antibióticos comuns usados incluem:

Eritromicina
Azithromycin
Claritromicina
Estes são tomados como comprimidos por via oral. Em casos mais graves, eles podem ser dada através de uma infusão intravenosa.

Os antibióticos são geralmente aconselhados por 7 a 10 dias, mas em alguns casos, o curso de antibióticos pode durar até 3 semanas.

Efeitos colaterais comuns destes antibióticos incluem:

náusea
vômitos
vertigem
diarréia
perda de apetite
sonolência etc.

Antibióticos alternativos são a doxiciclina, tetraciclina, Ciprofloxacina e pefloxacina. Estas drogas também podem exigir uma terapia de 10 a 21 dias.

Drogas como a eritromicina, azitromicina, claritromicina e aqueles como ciprofloxacina, são muitas vezes a primeira linha de drogas que são usadas na doença do legionário. Penicilinas e drogas similares são ineficazes na doença do legionário.

Tratamento de febre e dor muscular associada com a doença do legionário
Alta temperatura e dor muscular pode ser tratada com Paracetamol (acetaminofeno) ou com outros analgésicos.

Admissão hospitalar para a doença do legionário

Pacientes com fatores de risco, como outras doenças de longo prazo, como doença renal ou pulmonar ou diabetes geralmente são condições que exigem internação hospitalar. Isto é particularmente assim no caso de pacientes idosos.

Oxigênio é dado através de tubos nasais ou através de uma máscara para ajudar a respiração. Fluidos intravenosos são dadas como infusão através de uma agulha em uma veia do braço para evitar a desidratação.

Freqüência cardíaca, pressão arterial e outros sinais vitais são estreitamente monitorados e regulamentadas se necessário. Em caso de insuficiência respiratória pacientes necessitem suporte do ventilador para respirar.

Postagens relacionadas

O Que é Legionella? Entenda sobre esta doença
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.