quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Lavar as mãos protege contra 200 doenças e reduz resistência a antibióticos

EDILBERTO JOSÉ
do PORTAL TRIÂNGULO, em ARAGUARI, (MG)

Lavar as mãos frequentemente ainda é capaz de prevenir doenças respiratórias como a gripe, resfriados, pneumonia, tosse convulsa e bronquiolite; patologias de transmissão fecal-oral, como a cólera, diarreia e hepatite A e E; e gastroenterite, gastrite, doença mão-pé-boca ou lombrigas pneumocócica. 

Foto: Reprodução

O hábito frequente de lavar as mãos pode ajudar na proteção de 200 doenças e é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de resistência aos antibióticos. Lavar as mãos frequentemente ainda é capaz de prevenir doenças respiratórias como a gripe, resfriados, pneumonia, tosse convulsa e bronquiolite; patologias de transmissão fecal-oral, como a cólera, diarreia e hepatite A e E; e gastroenterite, gastrite, doença mão-pé-boca ou lombrigas pneumocócica. 

Segundo a Unicef, em 2015 mais de 300.000 crianças com menos de cinco anos morreram em todo o mundo devido a doenças diarreicas relacionadas com a falta de água potável e saneamento. Vários estudos têm demonstrado que a lavagem das mãos com sabão após usar o banheiro e antes de comer pode reduzir a incidência de doenças diarreicas em 40% ou a taxa de 25% de infecção de pneumonia entre as crianças.

"Todos os anos, 1,4 milhões de crianças morrem de doenças evitáveis, como pneumonia e diarreia é uma figura esmagadora, o que poderia ser reduzida através do trabalho com crianças e famílias a adotar uma solução simples.", afirma Sanjay Wijesekera, chefe do setor de água, saneamento e higiene da Unicef.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversas organizações e profissionais de saúde dizem que a lavar frequente as mãos e adequado envolve menos doenças que necessitam de antibióticos e, assim, ajuda a reduzir a crescente resistência a antibióticos.

Lavar as Mãos

- Lave sempre as mãos ao ir preparar as refeições

- Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas em bebês.

- Lave as mãos antes de ter contato com bebês ou com pessoas idosas.

- Ao espirrar ou tossir lave as mãos.

- Para uma perfeita higiene use sabão e álcool em gel.

- Esfregue completamente em ambos os lados das mãos, dedos, entre os dedos e sob as unhas para a menos 20 segundos, posteriormente, prosseguir para completar arrastar lavagem toda a sujeira.

- De preferência a toalhas de papel para enxugar as mãos.

Postagens relacionadas

Lavar as mãos protege contra 200 doenças e reduz resistência a antibióticos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.