sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Auto-exame Testicular

do ALFABETO DA SAÚDE


O câncer testicular aparece sem qualquer queixa ou dor, segundo o médico urologista, Nuno Monteiro Pereira, sendo por isso necessário um rastreio regular. "Não há sinais de alarme só por si, apenas os detectamos se os procurarmos", afirma o especialista.


Comum em indivíduos de raça caucasiana, este câncer pode surgir nos homens cujo testículo não desceu para a bolsa do escroto, em casos de câncer testicular anterior ou de antecedentes familiares, de acordo com a American Cancer Society.





Como explica Nuno Monteiro Pereira, o câncer do testículo pode desenvolver, sobretudo, em duas fases da vida, na juventude, entre os 15 e os 25 anos, ou numa idade mais avançada, a partir dos 65/70 anos.


Caso seja detectado precocemente este tipo de tumor pode ser totalmente curável, caso contrário existe a possibilidade de se espalhar para os nódulos linfáticos e pulmões. Neste contexto, o diagnóstico precoce é decisivo e basta um simples exame realizado pelo próprio homem para detectar antecipadamente os sinais de alarme.


Como fazer o Auto-exame Testicular


Este exame consiste basicamente na palpação dos testículos.


Devido ao relaxamento que a água quente proporciona, esta palpação deve ser feita, uma vez por mês, durante ou após o banho, facilitando assim a detecção de possíveis endurecimentos, indica o urologista.


Siga os seguintes passos:





Examine um testículo de cada vez, para que o outro sirva de termo de comparação


Envolva o escroto com as mãos, de modo a deixar o polegar e alguns dedos livres para conseguir tocar nas várias zonas dos testículos


Examine o conteúdo escrotal e tenha em atenção se detecta algum alto ou inchaço


Examine os dois testículos de forma semelhante


Sinais de alarme





Procure um médico urologista, caso detecte nódulos ou note alteração no tamanho, forma ou consistência dos testículos.


"Geralmente, o homem só sente o nódulo quando este já estiver em crescimento e atingir 1 cm de diâmetro", afirma o urologista.


Se o endurecimento doer, é bom sinal, porque provavelmente é só um processo inflamatório, segundo o urologista Nuno Monteiro.


Além de caroços ou saliências, pode identificar uma sensação de peso no testículo, alteração de tamanho, forma ou consistência dos mesmos, sublinha a American Cancer Society.


O especialista salienta ainda que, numa fase avançada, o tumor pode provocar dor persistente na parte inferior do abdômen ou costas, na virilha ou no escroto.

Postagens relacionadas

Auto-exame Testicular
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.