sábado, 10 de dezembro de 2011

Blefarite


DR. MARCOS CARVALHO DA CUNHA
Mestre em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo


Esta condição ocorre frequentemente em pessoas que têm tendência a ter pele oleosa, caspa, ou olhos secos. A blefarite pode começar na infância, produzindo pálpebras granulosas.


E continuar por toda a vida como uma condição crônica, ou pode desenvolver-se mais tarde. As bactérias estão presentes na superfície da pele de todas as pessoas, mas em certos indivíduos elas penetram pela pele na base dos cílios.


A irritação resultante, às vezes associada com a hiperatividade das glândulas sebáceas adjacentes, causa uma descamação parecida com caspa e partículas se formam nos cílios e nas margens das pálpebras. Para algumas pessoas a descamação ou as bactérias associadas com a blefarite produzem apenas irritação e coceira, mas em outras pessoas pode causar vermelhidão, pontadas ou queimação.


Algumas pessoas podem desenvolver alergia à descamação ou às bactérias que as circundam. Isto pode levar à uma complicação mais séria, inflamação dos tecidos oculares, particularmente a córnea ("janela da frente" a transparente do olho). Inflamação cônica e de menor grau pode ser associada com secura do olho, especialmente em pessoas mais idosas.


Como a blefarite é tratada ?


A blefarite é uma condição que pode não ser curável, mas pode ser controlada com poucas e simples medidas diárias: pelo menos duas vezes por dia, molhe uma toalha com água morna, torça, e coloque-a sobre as pálpebras fechadas por um minuto. Repita o procedimento duas ou três vezes. Isso vai amaciar e soltar as descamações e casquinhas.


Esse procedimento ajuda a liquefazer as secreções oleosas das glândulas sebáceas presentes nas pálpebras o que previne o desenvolvimento de hordéolos e calázio, uma inflamação nas glândulas sebáceas da pálpebra.


Com seu dedo coberto com uma toalha fina, com um cotonete ou com uma gaze comercial que não solte fiapos, esfregue suavemente a base dos cílios por mais ou menos 15 segundos, para cada olho.


Você pode utilizar também um pouco de sabonete neutro. Se uma pomada antibiótica foi prescrita, aplique uma fina camada na base dos cílios (usualmente na hora de dormir), utilizando a ponta dos dedos ou um cotonete. Medidas higiênicas diárias e simples vão minimizar a necessidade de medicações adicionais que possam ser necessárias para controlar a blafarite e seus sintomas: lágrimas artificiais podem ser utilizadas para aliviar os sintomas de olho.


Medicações sozinhas não são suficientes, a aplicação de calor e limpeza diária meticulosa dos cílios são a chave para o controle da blefarite.

Postagens relacionadas

Blefarite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.