sábado, 31 de dezembro de 2011

Hérnia Abdominal

LUIS LOPES
Médico Gastrenterologista




Basta um movimento brusco ou um esforço exagerado para desencadear uma hérnia. A hérnia é a protusão (saliência) de um órgão (ou parte dele) fora da cavidade em que está alojado normalmente.


As hérnias mais comuns desenvolvem no abdômen, por causa de uma debilidade da parede abdominal que gera uma folga, permitindo que o órgão saia do lugar.


Causas


Pode ser congênita, provocada por defeitos no desenvolvimento, mas também pode dever a fatores como a obesidade, a prisão de ventre, a bronquite crônica ou um esforço muscular excessivo, que aumenta a pressão intra-abdominal. Também pode ser provocada por um traumatismo na zona ou na sequência de uma intervenção cirúrgica.


Sintomas


- Saliência (indolor) e alterações do volume abdominal em posição ortostática (de pé) ou durante a realização de esforços.


- Dor forte acompanhada de nauseas, vômitos e impossibilidade de evacuar indicam o estrangulamento herniário, situação grave que requer observação médica rápida.


Tratamento


É necessário realizar uma intervenção cirúrgica para evitar complicações. Se ocorrer um estrangulamento da hérnia (falta de circulação), pode causar danos graves, inclusive a morte.


As hérnias abdominais mais comuns:


- Hérnia Inguinal





Esta hérnia aparece na virilha.


- Hérnia do Hiato





Faz com que parte do estômago penetre na cavidade torácica.


- Hérnia Umbilical





Aparece nos bebês e é provocada por um defeito nos músculos que circundam o umbigo.


Cuidado com a hérnia Estrangulada


É uma hérnia irredutível complicada por uma constrição apertada e permanente do seu conteúdo. Resulta numa dificuldade da circulação sanguínea nos órgãos atingidos, provocando a necrose (morte) dos tecidos, daí a sua gravidade e urgência. Evitar esforços violentos, ou usar cintas de contenção durante a realização de esforços violentos, é a melhor forma de prevenção.

Postagens relacionadas

Hérnia Abdominal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.