segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Insuficiência Renal

DR.ANTONIO CARLOS DE ALBUQUERQUE
Médico Cardiologista

Nossos rins são dois órgãos em forma de feijão de tamanho de uma mão cerrada, situado no meio das costas, abaixo da caixa torácica.Os rins filtram o sangue, mantendo os compostos que são úteis e eliminando os resíduos e excesso de fluido, e ajudam a regular a pressão arterial e o número de glóbulos vermelhos.A cada 30 minutos nossos rins filtram todo o sangue do corpo.

A insuficiência renal ocorre quando os rins não conseguem eliminar os residuos corretamente, causando o acúmulo de resíduos e liquido no corpo.Analisando os exames de sangue e urina, o médico pode determinar se há ou não insuficiência renal.

A Insuficiência renal aguda se desenvolve, de repente, às vezes por  causa de uma  infecção grave, drogas, agentes químicos ou trauma físico.Se o problema subjacente pode ser tratado com sucesso, a recuperação completa dos rins é possível.

Insuficiência renal crônica desenvolve gradualmente ao longo dos anos e pode causar perda de peso, anemia (baixa contagem de células do sangue), náuseas ou vômitos, cansaço, dores de cabeça, espasmos musculares e cãibras,alteração da cor da pele (amarelo palha), prurido intenso e problemas para dormir.
No estágio avançado da doença pode haver anemia importante, pressão alta, doença óssea, insuficiência cardíaca e alteração mental.

Tratamento da Insuficiência Renal

Diálise  é o tratamento utilizado quando os rins param de funcionar completamente. Na hemodiálise, o sangue é enviado através de uma máquina que filtra os resíduos e retorna limpo para o corpo. Na diálise peritoneal, um flúido dialisador é introduzido no abdômen removendo o excesso de água e resíduos, é usado o revestimento do abdômen (membrana peritoneal) para filtrar o sangue.

O Transplante é a utilização de um novo rim de um doador para substituir os rins danificados.Transplantes envolvem cirurgia de grande porte e normalmente requerem tratamento para prevenir a rejeição do novo órgão.

Consulte seu médico se tiver dor ou ardor ao urinar, frequente urgência para urinar, urina turva ou escura, dor nas costas ou na lateral abaixo das costelas que não melhora.O tratamento da pressão alta e do diabetes pode ajudar a prevenir a doença renal.

DR.ANTONIO CARLOS DE ALBUQUERQUE
Contato: http://drantoniocarlos.site.med.br

Postagens relacionadas

Insuficiência Renal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.