sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Malária


do ALFABETO DA SAÚDE

A malária é uma doença infecciosa febril aguda cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. Malária humana é uma doença, que se não for tratada, poderá evoluir rapidamente para a forma grave e complicada. Essa doença também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.

A malária é uma infecção dos glóbulos vermelhos causada pelo  plasmodium, um organismo unicelular. Existem cinco espécies de parasitas que podem infectar os humanos. O seu ciclo de vida começa quando um mosquito fêmea pica um indivíduo infectado.

O mosquito aspira sangue que contém parasitas, os quais chegam às suas glândulas salivares. Quando o mosquito pica outra pessoa, injeta parasitas com a sua saliva. Uma vez dentro da pessoa, os parasitas vão para o fígado, onde se multiplicam. Amadurecem no período de sete dias a quatro semanas e depois abandonam o fígado e invadem os glóbulos vermelhos. Os parasitas multiplicam-se dentro dos glóbulos vermelhos, o que finalmente faz com que eles rebentem.

Transmissão

A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles. O ciclo se inicia quando o mosquito pica um indivíduo com malária sugando o sangue com parasitas (plasmódios). No mosquito, os plasmódios se desenvolvem e se multiplicam. O ciclo se completa quando estes mosquitos infectados picam um novo indivíduo levando os parasitas de uma pessoa para outra. Desta forma, o ciclo de transmissão envolve: o plasmódio (parasita), o anofelino (mosquito vetor) e o homem.  

Os criadouros preferenciais do mosquito transmissor da malária são coleções de água limpa, sombreada e de baixo fluxo, muito frequentes na Amazônia Brasileira. O mosquito do gênero Anopheles também é conhecido como muriçoca, sovela, mosquito-prego, carapanã e bicuda.

Sintomas

Os sintomas iniciam geralmente entre sete a 35 dias depois da picada do mosquito. Começa por sentir febre ligeira e intermitente, dor de cabeça e dor muscular, calafrios e um mal estar geral, sintomas que se confundem com sintomas da gripe. Às  vezes, a malária persiste apesar de, no sangue, aparecerem números baixos de parasitas. Os sintomas das infecções incluem apatia, dores de cabeça  periódicas, falta de apetite, fadiga e ataques de calafrios e febre mas são consideravelmente mais ligeiros e de menor duração.

Tratamento

É importante estabelecer um diagnóstico rápido e começar o tratamento quanto antes, particularmente para a malária por plasmodium falciparum, que pode ser mortal. O tratamento, as complicações e o prognóstico dependem do tipo de malária e de, na zona geográfica em concreto, existirem espécies  de parasitas resistentes a alguns medicamentos. Na presença de qualquer sintoma a  pessoa deve ser examinada de imediato por um médico. 

Prevenção

As medidas de proteção individual contra picadas de insetos devem sempre ser utilizadas, principalmente nas áreas de risco de contrair malária. Essas medidas são:

Uso de roupas claras, camisas com manga longa e calças compridas, durante atividades de exposição elevada;

Uso de telas nas portas e janelas, e ar condicionado;

Uso de mosquiteiro impregnado com inseticida (piretróides); 

Uso de repelente a base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida) que deve ser aplicado nas áreas expostas da pele seguindo a orientação do fabricante sobre o prazo para reaplicação do produto. 

As informações são do Ministério da Saúde.

Postagens relacionadas

Malária
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.