sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Otite


do ALFABETO DA SAÚDE

Uma otite é uma infecção no canal auditivo que tanto pode afetar o ouvido externo como o médio. 

De acordo com a Associação Americana de Pediatria, cerca de 90% das crianças têm uma otite antes da idade escolar, sobretudo entre os seis meses e os quatro anos.

O tratamento da otite varia com a sua localização, mas se não for rigorosamente seguido, existe o risco de surdez.

Entenda Melhor

Trata-se de uma inflamação do ouvido que, dependendo da sua localização anatômica, pode classifiar-se como otite externa (conhecida como mal do nadador) ou otite média.

Causas

A otite externa deve a uma infecção cau­sada por bactérias ou fungos, que aparece quando existe demasiada humidade no ouvido ou quando as paredes do canal auditivo se lesionam devido a um eczema ou a uma limpeza excessiva.

A otite média pode ser causada por uma infecção na garganta, nos adenóides, por infecção do ouvido ou por uma obstrução alérgica da trompa de Eustáquio.

Sintomas

A otite externa provoca dores de ouvidos e comichão. A otite média provoca dores e, por causa do líquido que se acumula no ouvido, também pode haver presença de secreção purulenta e problemas auditivos.

Prevenção

Otite Média: Para prevenir o seu aparecimento recomenda não fumar em casa, arejar o ambiente e regular o grau de humidade, especialmente se for alérgico. Também é importante tratar corretamente qualquer infecção dos ouvidos.

Otite externa: O mais eficaz é secar os ouvidos com cuidado depois de tomar banho. E manter uma correta higiene do canal auditivo, e procurar evitar os cotonetes.

Surdez: É importante seguir as indicações do médico porque, de outro modo, a otite média pode derivar em surdez crônica.

Postagens relacionadas

Otite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.