sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pancreatite

DR. MARCON CENSONI
Médico especialista em Cirurgia Geral
Professor de Cirurgia Geral e Proctologia

Pancreatite é a doença causada pela inflamação do pâncreas, uma glândula do aparelho digestivo que desenvolve um importante papel no processo de digestão dos alimentos. A doença acontece quando as enzimas produzidas pelo pâncreas se tornam ativas no seu interior. Em condições normais as enzimas pancreáticas só se tornam ativas quando saem do pâncreas e atingem o duodeno. A ativação destas enzimas no interior do pâncreas causa a destruição dos tecidos do próprio órgão.

O pâncreas fica localizado atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. Suas principais funções são: 

1 – Produção e secreção de enzimas digestivas para o duodeno através de um ducto (ducto pancreático). Estas enzimas ajudam na digestão de proteínas, gorduras e carboidratos; 

2 – Produção e secreção de insulina e glucagon na corrente sanguínea para a regulação do uso de glicose pelas células do organismo;

Causas de pancreatite:

Doença Biliar (cálculos): é responsável pela imensa maioria dos casos de pancreatite quando afastamos a ingestão abusiva de álcool; Os cálculos biliares formados na vesícula podem migrar através dos ductos biliares e atingir a região da papila duodenal que é também o lugar onde desemboca o ducto pancreático. A passagem dos cálculos por esta região pode promover a ativação das enzimas pancreáticas e desenvolver a pancreatite. O tamanho dos cálculos biliares é inversamente proporcional ao desenvolvimento da pancreatite. Assim, os cálculos pequenos são mais propensos a migrar através dos ductos biliares e causar a pancreatite;

Sintomas:

O principal sintoma da pancreatite é a dor abdominal. A dor geralmente é sentida no epigástrio (parte superior do abdome que comumente chamamos de boca do estômago) e pode ter irradiação para as costas. Tem intensidade muito variável, mas em geral é de forte intensidade e de início súbito e pode durar vários dias. A dor pode piorar com a ingestão de alimentos e melhorar curvando-se em posição fetal.

Pode haver náuseas, vômitos, febre e distensão abdominal. O paciente pode ter o pulso rápido e queda da pressão arterial. Mais raramente pode apresentar icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele). Na pancreatite crônica a dor pode ser intermitente e estar associada à diarréia ou gordura nas fezes.

Diagnóstico: 

O diagnóstico da pancreatite é baseado na história clínica, onde se pesquisa os sintomas e sinais descritos acima e alguns antecedentes que podem sugerir o diagnóstico, como ingestão abusiva de álcool, por exemplo. 

Além disso, existem exames como a dosagem de amilase e lípase no sangue, que fazem o diagnóstico quando os valores estão acima de três vezes o normal. A amilase aumenta logo no início do quadro e seus níveis diminuem rapidamente (3-5 dias) e a lípase demora mais tempo para ter seus níveis aumentados, mas continua com o valor alterado por mais tempo.

Existem vários outros exames que normalmente podem ser pedidos, mas que são menos específicos e funcionam apenas ajudando no diagnóstico. Entre esses exames temos o número de células brancas no sangue, as enzimas hepáticas e bilirrubinas, dosagem de glicose e dos níveis de cálcio no sangue. Os níveis de tripsinogênio na urina também podem ajudar. Nos casos de suspeita de pancreatite crônica pode-se pedir a dosagem de gordura nas fezes.

Exames de imagem podem ser solicitados:

Ultrassonografia para avaliar se o paciente tem cálculos na vesícula e nas vias biliares. Também pode sugerir complicações da pancreatite como os pseudocistos que são coleções líquidas causadas pelo extravasamento do líquido pancreático para fora do pâncreas e que duram mais do que quatro semanas e os abscessos;

Ultrassonografia endoscópica que permite uma melhor definição de imagem e melhor avaliação do pâncreas. Muito usado quando a ultrassonografia convencional não detecta os cálculos biliares quando são muito pequenos ou quando estão no colédoco retropancreático;
Tomografia de abdome que permite uma boa visualização do pâncreas e normalmente é usada quando a pancreatite é grave ou suspeitamos de suas complicações. É um dos melhores exames para essas situações;

CPRE (colangiopancreatografia endoscópica retrógrada) que são é usada para o diagnóstico de pancreatite. A sua função é fazer diagnóstico e retirar cálculos que estão nos ductos biliares;

O tratamento da depende basicamente da gravidade de cada caso.

Na pancreatite leve o tratamento é relativamente tranqüilo, apesar de haver indicação da internação hospitalar. O jejum é prescrito por alguns dias para que o pâncreas não seja estimulado com a presença dos alimentos no duodeno. O paciente só é realimentado quando a dor desaparece e o quadro clínico melhora. Devem ser feitos a reposição de líquido e eletrólitos por veia periférica e a administração de analgésicos e anti-eméticos para o alívio das dores e dos vômitos, respectivamente. Antibióticos não são necessários na pancreatite leve. Se a ultrassonografia mostrar cálculos na vesícula ou barro biliar, a colecistectomia (retirada cirúrgica da vesícula) deve ser realizada na mesma internação.

Nas pancreatites graves a história é um pouco diferente. O paciente é mantido em unidade de tratamento intensivo, com monitorização constate dos seus sinais vitais e atenção rigorosa na tentativa de diminuir a inflamação, evitar a infecções e identificar as complicações que podem ser graves. Os pacientes são mantidos em jejum oral, mas pode-se introduzir uma sonda pelo nariz até o duodeno (sonda nasoenteral) e alimentar o paciente através dela. Como a sonda é colocada após a segunda porção duodenal, não há os efeitos da estimulação do pâncreas como acontece na alimentação oral. Ás vezes é necessário a utilização de nutrição parenteral (com fluidos especiais por uma veia central). A reposição agressiva de líquidos e o controle dos eletrólitos são fundamentais. Os antibióticos são utilizados quando o paciente apresenta sinais de infecção ou de necrose séptica na tomografia. Em alguns casos o paciente pode apresentar choque, falência respiratória (podendo depender de respiradores), falência renal (podendo depender de hemodiálise) e falência múltipla dos órgãos.

A CPRE (colangiopancreatografia endoscópica retrógrada) pode ser indicada nas pancreatites graves associadas à obstrução das vias biliares, onde o paciente não está apresentando melhora e há sinais de colangite aguda (infecção das vias biliares).

A cirurgia tem sua indicação muito restrita aos casos de infecção e abscessos pancreáticos, quando há necrose pancreática infectada e mais tardiamente no tratamento dos pseudocistos que não são absorvidos espontaneamente e causam sintomas importantes. Nas pancreatites crônicas há alguns procedimentos cirúrgicos para o tratamento da dor crônica, com benefício discutível.

Punção por agulha guiada por tomografia é muito útil na orientação da indicação e escolha de antibióticos.

Dicas para evitar o problema:
- Evite o consumo de álcool;
- Pare de fumar;
- Procure um cirurgião para a retirada da vesícula se você tem colelitíase (cálculos ou barro biliar);
- Tenha uma dieta balanceada para diminuir os níveis de triglicérides no sangue e prevenir a formação de cálculos na vesícula;
- Não faça refeições copiosas e procure evitar o excesso de proteínas e gorduras. Dê preferência aos carboidratos;

Sinônimos e palavras relacionadas:

Pancreatite aguda, pancreatite crônica, colangite, pseudocisto, enzimas pancreáticas, inflamação pancreática, amilase, lipase, abuso de álcool, cálculos biliares, barro biliar, CPRE e ultrassonografia endoscópica. 

É um dos mais temidos processos inflamatórios que pode ocorrer no organismo.

O pâncreas, responsável pela produção das enzimas digestivas e pelos hormônios reguladores da glicemia (insulina e glucagon), é extremamente sensível e desencadeia uma forte reação orgânica generalizada quando doente.

Sempre associada a muita dor abdmonal, que irradia para as costas, e a vômitos, orientamos o paciente a procurar urgentemente um pronto socorro! 


DR. MARCON CENSONI
Especialista em Cirurgia Geral, Digestiva e Laparoscópica, Coloproctologia e Colonoscopia
Endereço: Higienópolis Medical Center Rua Mato Grosso, 360 - cj. 1406 CEP: 01239-040 - São Paulo/SP
Contato: (11) 2114-6042

Postagens relacionadas

Pancreatite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.