sábado, 9 de março de 2013

Saiba mais sobre a Tendinite


DR.MARCOS BRITTO DA SILVA
Médico Ortopedista, Traumatologia
Medicina Esportiva


A tendinite ou tenossinovite é uma inflamação na Bainha do tendão ( Fina camada que envolve e lubrifica o tendão) que pode ser causado por um esforço repetido ou por uma doença. O trauma local também pode provocar tendinite. Os principais sintomas são: Dor edema, Hiperemia (vermelhidão) e algumas vezes pode surgir crepitação ( ao colocarmos a mão sobre o local sentimos uma discreta vibração durante o movimento do tendão). Temos vários tipos de tendinite: tendinite calcária, Tendinite estenosante (dedo em gatilho), tendinite ocasionais, tenossinovite tuberculosa, tenossinovite nas doenças reumáticas, tenossinovite de DeQuervain, tenossinovite infecciosa.

O que é a tendinite?

Para entendermos a tendinite, precisamos saber o que é o TENDÃO. O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos. Quando contraímos a musculatura, o tendão faz com que o osso se movimente. Então, a tendinite nada mais é do que a inflamação do tendão e geralmente é causada pelo atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor. Para diminuir esse atrito, o tendão desliza dentro de uma membrana, que o envolve, chamada peritendão. Dentro do peritendão, existe uma fina lâmina de líquido que proporciona uma diminuição do atrito entre o tendão e as estruturas que o cercam.O tendão é como uma corda amarrada a um balde quando puxamos a corda o balde de movimenta. Imagine que você está em cima da casa e quer puxar o balde para o telhado. Quando puxamos o balde várias vezes a corda começa a ficar gasta e com o passar dos dias ela pode esgarçar ou até mesmo romper. Imagine que você está puxando o balde para o telhado porém colocou uma roldana na quina da laje para impedir que a corda encoste na borda da laje. Essa roldana faz o mesmo papel da peritendão. Outra maneira de evitar o atrito entre a borda da laje e a corda é projetar o nosso corpo para fora e puxar o balde sem que a corda encoste na borda da laje. Da mesma forma podemos mudar a posição da mão para diminuir o atrito e evitar a tendinite no punho.

A tendinite ocorre quando há atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor. Para evitar a tendinite devemos minimizar esse atrito. A tendinite pode ser provocada por movimentos repetitivos ou agudamente por um trauma.

O que é o dedo em Gatilho?

O dedo em gatilho é uma tendinite estenosante que ocorre na mão, ocorre devido a um espessamento do tendão que fica preso sob a polia. O tratamento inicialmente é feito com medidas locais e antinflamatórios, porém mitos casos necessitam de tratamento cirúrgico.

Como saber se uma dor que estamos sentindo no punho, por exemplo, é tendinite?

O paciente deve desconfiar de tendinite quando sente dores durante o movimento ou ao segurar objetos. As tendinites podem ocorrer também nos membros inferiores. mulheres que usam sandálias amarradas nos tornozelos podem apresentar tendinite nos extensores dos artelhos.

Anatomicamente falando, como o uso dos computadores favorece o aparecimento da tendinite?

O ato de digitar é um movimento repetitivo ( puxamos o balde para o telhado centenas de vezes). o posicionamento adequado das mãos, punho, cotovelo e ombros diminui o atrito entre os tendões e as estruturas ao redor. ( imagine puxar o balde com o corpo para fora, você evita atrito entre a corda e a borda da laje) usar o computador por si só não provoca diretamente a tendinite, porém o uso excessivo e em posições incorretas podem ser um fator coadjuvante no surgimento da tendinite.

O que pode acontecer quando não se faz o tratamento correto?

A tendinite sem o tratamento correto pode levar a dor crônica e a ruptura dos tendões. 

O que você acha do tratamento concomitante de antiinflamatórios, terapia ocupacional e fisioterapia para a tendinite?

O tratamento concomitante é viável, porém, prefiro o tratamento sequencial. Na tendinite o fator mais importante é a reeducação postural na execução das atividades que levaram à tendinite. No cotovelo devemos priorizar também o alongamento e no ombro devemos fazer um reforço muscular para diminuir o impacto que ocorre durante os movimentos. O tratamento deve ser individualizado, caso a caso, de acordo com os fatores envolvidos na gênese do problema. Antinflamatórios usados cronicamente podem levar a uma série de complicações e não devem ser tomados sem orientação médica.

Dr. Marcos Brito da Silva
Ortopedia, Traumatologia e  Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Postagens relacionadas

Saiba mais sobre a Tendinite
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.