segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dormir bem oferece ótimos beneficios ao estilo de vida

SILVANA PATALÃO
do ALFABETO DA SAÚDE, em São Paulo, (SP)

Uma boa noite de sono reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Segundo um estudo, uma boa noite de sono combinada com os quatro hábitos de vida saudável, diminui em 65% o risco de doença cardiovascular  e em 83% o de eventos cardíacos súbitos. "Se todos os participantes aderirem a todos os cinco hábitos de estilo de vida saudável, 36% da doença cardiovascular composta e 57% de doença cardiovascular fatal podem, teoricamente, ser evitados ou adiados.", explica um dos pesquisadores.

"O impacto público de uma duração suficiente do sono, em adição aos tradicionais fatores de uma vida saudável, pode ser substancial.", ascrescenta o pesquisador. O estudo contou com um grupo de 6.672 homens, e 7.967 mulheres, todos com idades de 20 a 65 anos, livres de doenças cardiovasculares, e acompanhado durante doze anos.

Os detalhes da atividade física regular, da dieta, do consumo de álcool, do tabagismo e do sono foram registados entre 1993 e 1997 e os sujeitos foram seguidos depois através do hospital e dos registos de mortalidade.

Como esperado, os resultados mostraram que a adesão a cada um dos quatro fatores de estilo de vida tradicionais – dieta saudável, atividade física regular, consumo moderado de álcool e não fumar - reduziu o risco de doença cardiovascular.

No entanto, a suficiente duração do sono reduziu, por si só, o risco de doença cardiovascular em 22% e de Doença Cardiovascular súbita em 43%, quando comparada com aqueles que têm sono insuficiente.

As vantagens foram ainda maiores quando foram seguidos todos os cinco fatores de estilo de vida saudável, resultando numa redução de 65% do risco de Doença Cardiovascular e de 83% do da súbita.

Os pesquisadores referem que a duração do sono de má qualidade foi proposto como fator de risco independente para as doenças cardiovasculares em outros dois estudos mas sem adicionar os efeitos do sono a outros benefícios de hábitos de vida saudável.

Este estudo sugere que quando um sono suficiente é acrescentado aos hábitos de vida saudável tradicionais o risco de problemas cardiovasculares é ainda mais reduzido.

Como explicação para os resultados obtidos, os pesquisadores notam que uma curta duração do sono tem sido associada a uma maior incidência de excesso de peso, obesidade e hipertensão, e a maiores níveis de pressão arterial, colesterol total, hemoglobina A e triglicéridos, efeitos 'consistentes com a hipótese de que um sono curto está diretamente associado ao risco de doenças cardiovasculares'.

A pesquisadora principal do estudo, Monique Verschuren, do Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente da Holanda, disse que a importância do sono suficiente deve agora ser mencionada como um meio adicional para reduzir o risco de doença cardiovascular.

Monique Verschuren revelou que sete horas é o tempo médio de sono e que é provável que seja suficiente para a maioria das pessoas.

Um estudo anterior dos mesmos pesquisadores, que incluía informação sobre a qualidade do sono, revelou que aqueles que dormiam menos de sete horas e se levantavam de manhã cansados tinham um risco 63% maior de doenças cardiovasculares do que aqueles que dormiam o suficiente.

Postagens relacionadas

Dormir bem oferece ótimos beneficios ao estilo de vida
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.