segunda-feira, 8 de julho de 2013

Paladar: Os cuidados necessários para preservar o seu mundo de Sabores

do ALFABETO DA SAÚDE, em São Paulo, (SP)

Saiba como conservar seu Paladar.

O paladar é o nosso mundo de sabores, através do paladar podemos registrar o sabor, a temperatura, a pressão que exerce, e o gosto dos alimentos. A língua se torna o órgão principal do paladar, e tem um papel importante na vida do ser humano na articulação dos sons (linguagem), na mastigação, na deglutição e na sucção. A reportagem ouviu especialistas sobre como preservar o paladar, veja as dicas.

Dicas: Conserve seu Paladar:

- Não abuse de alimentos picantes, evite alimentos excessivamente quentes.

- Não fume, o tabaco diminui a percepção dos sabores na língua.

- Previna a halitose (mau hálito), o popular mau hálito pode afetar a percepção dos sabores genuíno dos alimentos.

- Faça uma correta higiene bucal e use sempre o fio dental, evite enxaguantes bucal que contenha álcool.

Entenda Melhor

Segundo a pesquisadora e fisiologista, Ana San Gabriel, o cérebro armazena na memória todas nossas percepções de sabores, e quando nos alimentamos há certa expectativa em relação ao que já conhecemos e ao novo. A percepção do gosto se inicia na língua sendo em seguida reconhecido pelo cérebro. "As células gustativas têm estrutura única e se comunicam entre si. Elas se localizam em toda a superfície da língua, com maior intensidade na parte posterior. Há receptores próprios para cada gosto básico. Por isso, quanto mais se mastiga os alimentos, melhor se sente os gostos, ativando os receptores que levam esta informação para o cérebro.", explica a especialista.

"Uma forma de perceber o gosto é prestar atenção quando se saboreia alguns alimentos, como um queijo tipo parmesão. Depois de alguns segundos, a salivação aumenta e seu sabor permanece por mais tempo na boca, resultado da presença de alguns aminoácidos livres, como o glutamato, principal substância de identificação do gosto. Ele está presente, naturalmente, em outros alimentos como o tomate, ervilha, milho e algumas algas. Outras substâncias proporcionam o gosto como o aspartato, encontrado nos aspargos; o inosinato, nas carnes e pescados, e o guanilato, nos cogumelos.", explica a fisiologista.

Postagens relacionadas

Paladar: Os cuidados necessários para preservar o seu mundo de Sabores
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.