segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

As doenças dos cães que podem afetar humanos

do ALFABETO DA SAÚDE, em São Paulo, (SP)

Doenças de animais e cães que podem atingir
os humanos.
Como a atenção dos donos na hora da alimentação, e nas visitas as clínicas veterinárias é importante para a saúde e o bem estar dos cães, vamos falar sobre os principais cuidados com as doenças caninas que também podem afetar os seres humanos. Por exemplo, você já ouviu falar na Esgana?.

A Esgana é uma doença viral altamente contagiosa e eventualmente mortal. Ataca os cães de qualquer idade, muito particularmente os animais mais jovens e mais velhos. De acordo com especialistas, a transmissão é geralmente por contato direto com fezes, animais infectados, e humanos contaminados, ou por pelo ar, através da respiração, e das tosses. É devido a esta facilidade de transmissão que surgem tantos casos de esgana, também chamado de Cinomose, especialmente nos cachorros que ainda não iniciaram o programa de vacinação ou apresentam o sistema imunitário suficientemente forte. Por isso deve-se evitar que o cachorro tenha contato direto com a rua e outros animais até que seja vacinado. Se um cão tiver esgana, deve ser rigorosamente isolado de outros cães.

Raiva

"A Raiva é uma doença causada por um vírus que provoca uma encefalite e leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida, principalmente, por um animal contaminado para pessoas ou outros animais, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas (olhos, boca, etc.). Os animais que adoecem e transmitem a doença são os mamíferos terrestres. Aves, répteis e anfíbios não são acometidos.", afirma a médica veterinária e Doutora em Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva, Dra. Cristiana Ferreira Jardim de Miranda.

"Cães e gatos são os principais animais domésticos que transmitem a doença ao homem, mas outros animais domésticos também podem ter a doença e ocasionalmente transmitir, como bois, cavalos, porcos. Existe também um ciclo entre morcegos – que transmitem a doença principalmente para bovinos, equinos e o homem, além de outros animais silvestres, sendo que no Brasil existem casos de raiva no homem transmitido por saguis (macacos, micos), raposas e cachorros-do-mato.", alerta a especialista.

O Ministério da Saúde promove anualmente a vacinação de cães contra a raiva, a melhor prevenção, é a vacinação.

Leishmaniose

"Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.", afirma o médico oncologista, Dr. Dráuzio Varella.

Dirofilariose

A dirofilariose é uma doença mortal que atinge cães e gatos. É causada pela picada de um mosquito infectado. A dirofilariose provoca lesões gravíssimas. Tosse cronica, diarreia, apatia, vômitos, falta de apetite, são os principais sintomas. Em casos como estes os cães devem ser levados imediatamente ao médico veterinário. O cão infectado deve evitar ter contato com outros animais, e inclusive com os donos, pois a doença também atinge humanos.

Postagens relacionadas

As doenças dos cães que podem afetar humanos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.