terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pulseira polêmica promete medir calorias ingeridas por usuário

da BBC BRASIL

Uma pulseira que seria capaz de medir as calorias ingeridas pelo corpo de seu usuário despertou atenção e polêmica na atual edição da feira Consumer Electronic Show, sendo realizada em Las Vegas (EUA).

A GoBe, segundo seus criadores - de origem russa -, mede o fluxo de água dentro das células. "Os carboidratos (ingeridos pelo usuário) se convertem em glicose, que vai para as células e faz a água sair das células", explica à BBC George Mikaberidze, cofundador da empresa fabricante do aparelho, a HealBe.

A apresentação da medição de calorias ocorre via smartphones - o aparelho pode ser sincronizado com os sistemas operacionais iOS e Android.

A BBC testou o produto: fez Mikaberidze comer um lanche que incluía sanduíche, chocolate e bebida. Segundo as embalagens dos alimentos, foram ingeridas 555 calorias.

Após duas horas, quando o corpo de Mikaberidze já teve tempo de digerir os alimentos, a GoBe calculou que foram 514 calorias.

Segundo Mikaberidze, o aparelho trabalha com uma margem de precisão de 85%.

Questionado a respeito dos diferentes portes físicos de cada pessoa, que podem levar a variações na medição, Mikaberidze afirmou que está trabalhando para aumentar a precisão do GoBe e adaptá-lo a diferentes perfis de usuários (idosos, esportistas e crianças, por exemplo).

Mas o produto tem gerado controvérsia: críticos dentro da comunidade médica dizem que ele faz propaganda enganosa ao prometer contar calorias, pois a glicose no sangue seria apenas um dos indicativos do total de energia consumido pelo usuário.

Muitos questionam o funcionamento do aparelho, dizendo que o sensor de impedância usado pelo GoBe não seria capaz de fazer uma correlação precisa entre a água das células e os níveis de glicose.
Mikaberidze responde que o produto foi feito e testado com a ajuda de associações médicas na Rússia.

Postagens relacionadas

Pulseira polêmica promete medir calorias ingeridas por usuário
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.