terça-feira, 9 de agosto de 2016

Fones de ouvido causa surdez precoce em jovens

do PORTAL TRIÂNGULO, direto de PATOS DE MINAS, (MG)

Auscultadores ou fones de ouvido com uso prolongado, volume alto pode causar danos a audição de jovens e adolescentes.

Foto: Reprodução

Muitos adolescentes e jovens sofrem de tinnitus, um zumbido irritante em um ou nos dois ouvidos, o problema pode resultar na perda da audição. Auscultadores ou fones de ouvido com uso prolongado, volume alto pode causar danos a audição de jovens e adolescentes.

"Se esta geração continuam a ser expostos a níveis muito elevados de ruído, a perda auditiva vai provavelmente terá quando você tem 30 ou 40 anos.", explica Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista e acadêmico da Universidade de São Paulo.

Segundo especialistas, zumbido é causado por um dano permanente ou temporário nas células ciliadas cocleares no ouvido interno. Sua função é reagir às vibrações do som e pode ser danificado por sons muito altos.

"O principal fator é o trauma acústico: dose de ruído elevado intensidade e de forma permanente.", explica o especialista, Dr. Paul Delano, do Hospital U. do Chile. "Inicialmente, essa perda é não perceptível, porque as altas frequências são perdidas; mas com o tempo é cada vez mais evidente.", acrescenta.

Apesar dos perigos causados por fones de ouvido, os jovens ignoram esse problema. "As pessoas não vêem e os poucos que já têm testes auditivos ou exames, quando o dano é delineados.", esclarece o especialista. Segundo especialistas, é um problema que continua a crescer e eu acho que vai ficar pior.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que mais de 1.100 milhões de adolescentes estão em risco de problemas com a audição, especialmente pelo uso de dispositivos portáteis para ouvir música.

Reverter o dano

Para reverter o dano especialistas recomendam usar supraauriculares fones, e não ouvir música mais de 60 por cento do volume máximo do aparelho.

Postagens relacionadas

Fones de ouvido causa surdez precoce em jovens
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.