quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Quatro em cada 10 portadores de HIV desconhecem sua condição

LUCAS RESENDE
do PORTAL TRIÂNGULO, em ARAGUARI, (MG)


Uma das razões são as dificuldades que existem em alguns lugares a ter acesso a serviços de diagnóstico , uma situação que entidade de saúde em destaque na a ocasião do Dia Mundial do HIV, 1 de Dezembro.

Foto: Reprodução

Pelo menos 40% dos portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que representa cerca de 14 milhões de pessoas , estão cientes de sua condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma das razões são as dificuldades que existem em alguns lugares a ter acesso a serviços de diagnóstico , uma situação que entidade de saúde em destaque na a ocasião do Dia Mundial do HIV, 1 de Dezembro.

De acordo com os dados mais recentes que estão disponíveis, mais de 18 milhões de pessoas HIV positivas atualmente não têm acesso ao tratamento com drogas anti-retrovirais e 14 milhões deles não sabem que têm HIV , uma situação particularmente preocupante na África Ocidental e Central.

"Milhões de pessoas que têm HIV não beneficiam de tratamento básico, também, pode prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas , " disse o diretor-geral da OMS, Margaret Chan.

Perante esta situação, a organização optou por promover a auto - diagnóstico, o que pode ser feito pela pessoa com um pouco de saliva ou lascar a ponta de um dedo com uma agulha.

Isso permite que as pessoas a conhecer o seu estado de forma privada, em um lugar confortável para eles, com um resultado que está pronto em vinte minutos.

No caso de um resultado positivo, a organização internacional aconselha a pessoa a ir a um centro médico para uma confirmação e onde você também pode receber aconselhamento e orientação rápida para a prevenção e tratamento.

Um resultado negativo não indica a ausência de HIV se o sujeito teve uma exposição recente, porque os anticorpos para o vírus levar seis semanas para se desenvolver, lembrado hoje em conferência de imprensa o coordenador de prevenção do Programa Global de SIDA da OMS, Rachel Baggalery .

Nos últimos dez anos, as pessoas que conhecem o seu estado HIV aumentou de 12% para 40% em todo o mundo.

Diagnóstico do HIV depende, em alguns casos, o grupo populacional a que pertence e, geralmente, é mais comum para as mulheres a ser diagnosticada -e, portanto, receber tratamento- do que os homens.

De acordo com a OMS, a apenas 30% das pessoas que têm um teste de diagnóstico são homens.

As taxas são baixas entre homossexuais e transsexuais. Além de homossexuais e transsexuais, profissionais do sexo, e usuários de drogas.

Estes grupos representam 44% dos 1,9 milhões de novas infecções pelo HIV que ocorrem a cada ano.

Ao promover pacotes de auto e fazer recomendações sobre a sua utilização, a OMS busca para regular este tipo de teste em farmácias -Disponível alguns países, como a dos Estados Unidos, ou no Internet e incentivar os governos a apostar neles .

A OMS estima que uma demanda significativa de tais testes poderia baixar o seu preço, que é atualmente entre 20 e 40 dólares.

A auto - abordagem diagnóstica é particularmente importante em locais onde há dificuldades de acesso ao serviço de triagem comum, que iniciou a distribuição de teste no Zimbabwe, Zâmbia e Malawi.

Nestes três países, eles têm distribuído diagnóstico 125.000 pacotes, incluindo provas orais e de sangue nos últimos quatro meses.


Esta experiência, que está prevista para se estender a outros países, como Quênia e África do Sul, mostrou que "as pessoas que normalmente não seria um teste, tal como os homens em geral e aos jovens , são mais suscetíveis a ter HIV."

Postagens relacionadas

Quatro em cada 10 portadores de HIV desconhecem sua condição
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.