sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Meningite Meningocócica

DR.LISIAS CASTILHO
Médico Urologista

Não há quem não se assuste com certas palavras. Elas parecem ter um cheiro ruim, que todos sentem. Meningite é uma delas. Todos nós trememos um pouquinho quando a ouvimos pronunciada. Meningite traz a idéia de morte ou invalidez. Com absoluta certeza, mesmo sem saber direito o que é, ninguém quer ter meningite.

Mas, afinal, o que vem a ser meningite?

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro. Todos nós, ou pelo menos quase todos, temos dentro de nossas cabeças os nossos cérebros ou encéfalos. Alguns têm a chamada "cabeça-oca" ou “cabeça-de-vento”.

Nossos cérebros estão protegidos pelos ossos do crânio e também pelas meninges, que são membranas finas e delicadas que recobrem o cérebro, como um envelope de celofane.

Quando as meninges sofrem alguma agressão, como por exemplo uma infecção ou uma irritação decorrente de uma forte batida na cabeça, elas incham, comprimem o cérebro e provocam sintomas de dor na nuca, dor de cabeça e vômitos. Certas meningites são banais e saram sozinhas, como as meningites provocadas por vírus, como o vírus da gripe ou da caxumba. Outras, no entanto, especialmente aquelas causadas por bactérias, podem aleijar ou matar. Algumas das meningites bacterianas causam certas epidemias e matam centenas, às vezes milhares de pessoas.

No Brasil algumas regiões têm tido um aumento preocupante de casos de meningite meningocócica periodicamente, um dos piores tipos. Você deve ter lido sobre isto nos jornais ou visto na TV. Deve se lembrar também de epidemias recentes de meningite meningocócica no Brasil.

O governo está sempre às voltas com epidemias de meningite meningocócica e sempre cogita de fazer vacinações em alguns lugares, o que protege apenas parcialmente a população. Mesmo alguém que é vacinado pode ter a tal meningite meningocócica.

Fique atento aos noticiários e pense na possibilidade de meningite se você encontrar alguém com dor de cabeça e vômitos. Na dúvida procure logo um serviço médico. Tratada logo no início a meningite pode ser curada. Aqueles que têm contato com os doentes podem ser protegidos da meningite meningocócica por meio de medicamentos tomados por via oral.

DR.LISIAS CASTILHO: Médico Urologista
Contato: 19-32130301 / 19-32413155
Endereço: Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 489. Jardim Guanabara Campinas, São Paulo (SP)

Postagens relacionadas

Meningite Meningocócica
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.