sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Menopausa

DR.CHRISTIAN FERRAZ
Médico Ginecologista e Obstetra

O climatério é um período de transição da etapa reprodutiva para não reprodutiva. Isso se relaciona a deficiência do hormônio estrogênio, que vai diminuindo nesse período. O climatério está dividido em três fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

A perimenopausa é um período que começa quando a mulher está com, aproximadamente, 45 anos, antes da parada definitiva da menstruação que já se apresenta irregular. E é nessa fase que surgem, progressivamente, alguns sintomas como: Ondas de calor, suores abundantes, depressão, irregularidade menstrual e também alterações urogenitais.

Já a menopausa é a ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos, em função da perda da atividade ovariana, ocorre por volta dos 51 anos. E a terceira fase é a pós-menopausa. Esta fase acontece depois da parada menstrual definitiva e seguirá pelo resto da vida da mulher. A conseqüência da queda da produção de estrógeno na pós-menopausa causa redução da secreção vaginal, provocando secura, irritação, prurido e dor nas relações sexuais.

A mulher também tende a sentir tontura, cansaço, depressão, alterações do sono e as famosas ondas de calor, que chamamos de fogachos. A pele se torna ressecada, tendo maior propensão a rugas. Os cabelos e pêlos ficam quebradiços. Essas modificações físicas, também atingem o emocional feminino e refletem na sua rotina de vida. A mulher pode se sentir insatisfeita, não desejável e desmotivada nas relações sociais, familiares e íntimas.

Surgem também doenças silenciosas e progressivas, pouco percebidas nos primeiros anos do climatério. São eles a osteoporose, doenças cardio e cérebro vasculares.

Observe que 75% da perda óssea acontece em mulheres após a menopausa, justamente por causa da redução do nível de estrógeno. A doença coronariana que pode levar ao infarto é a principal causa de morte, entre as mulheres climatéricas.

A mulher para manter a sua saúde física e emocional, necessita repor aqueles hormônios que deixou de produzir e que lhe garantem saúde e vitalidade. A osteoporose causa fraturas que podem acontecer com pequenos esforços ou mesmo espontaneamente.

Para combater esses graves problemas, a mulher pode tomar os hormônios. Esse tratamento se chama terapia de reposição hormonal.

São muitos os benefícios da TRH: reduz os calores, suores, depressão e mudanças de humor; melhora o desejo sexual, diminui as desordens genitais, como a secura e o prurido vaginal, reduz os distúrbios urinários como a urgência e a incontinência urinária, diminui a secura e o enrugamento da pele, diminui a perda óssea e previne a osteoporose.

Com todos estes benefícios, podemos afirmar que a TRH compensa amplamente, considerando os prejuízos, muitas vezes, irreparáveis da falta hormonal. No entanto, a terapia de reposição hormonal ou TRH, deve ser feita de forma individual, levando em consideração as necessidades e as condições clínicas de cada paciente e não esquecer que cada fase do climatério tem as suas particularidades.

Viver mais e com mais qualidade significa passar pelo climatério sem tanto sofrimento; ou pelo menos, com redução dos sintomas. Hoje com o aumento da expectativa de vida, vale lembrar que as mulheres passam, pelo menos, um terço da vida no climatério.

DR.Cristian Ferraz - Médico Ginecologista e Obstetra
Contato: http://cristianferraz.com.br

Postagens relacionadas

Menopausa
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.